Cuidado com as finanças pessoais x ser avarento

Viver de forma mais responsável em relação às finanças pessoais requer mudanças que podem ser interpretadas, por quem está ao nosso redor, como avareza ou pão-durismo. Principalmente quando elas começam a acontecer e são acompanhadas por quem estava acostumado a nos ver com atitudes diferentes das que passamos a adotar. Por causa da proximidade,  o julgamento muitas vezes nos é dirigido por quem “nos conhece mais” e tem dificuldade em nos apoiar. Só que essa análise externa geralmente é bem equivocada.

-> Se preferir, ouça o conteúdo deste post em nosso podcast – escolha uma das opções: Spotify | Anchor FM <-

Causa estranheza o fato de muitas pessoas parecerem incomodadas pela mudança na maneira de consumir das outras (isso também acontece em outras áreas também, como com quem emagrece ao adotar novos hábitos em prol de uma vida mais saudável). Se hoje sou mais responsável em relação às finanças pessoais não significa que eu tenha deixado de sair, de comer fora, de encontrar amigos em suas casas, num barzinho ou em minha casa, de viajar etc. Mas para quem está de fora e sabe do processo, parece que você virou uma pessoa muquirana, principalmente quando você diz “não” a convites para eventos ou encontros que, independentemente do valor, simplesmente não te atraem.

Nathalia Arcury, educadora financeira que contribuiu muito para eu estar nesse caminho que hoje trilho e que acabou tornando-se também meu trabalho e minha maneira de ajudar outras pessoas, sempre conta sobre as críticas e os julgamentos a ela dirigidos ao longo dos anos por causa da maneira com que sempre lidou com seu dinheiro. Ser chamada de pão-dura era parte do seu dia a dia.

Dedos apontados são irrelevantes

Assim, não há por que nos importarmos com dedos apontados em nossa direção quando fazemos nossas escolhas em prol do nosso enriquecimento para conquistarmos presente e futuro bem melhores. Faço questão de citar “o presente” porque quando estabelecemos nosso planejamento financeiro, lazer, encontros e celebrações também precisam estar contemplados na nossa planilha.

Uma pessoa que acredita que precisa tornar sua vida cotidiana um poço de sacrifícios para alcançar recompensas apenas num futuro distante não entendeu muito bem o propósito do cuidado com as finanças pessoais. Equilíbrio e escolhas inteligentes são os diferenciais para quem leva sua vida financeira a sério.

Se você ainda não conhece o Curso sobre Finanças Pessoais e Planejamento Financeiro que ofereço, não perca tempo. Clique aqui para mais detalhes e invista para mudar sua vida para melhor.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

(Escrito por Amandina Morbeck)

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário