Idade como justificativa em finanças pessoais

Nessa minha caminhada, um dos pontos que mais tem chamado minha atenção é a utilização do fator idade como justificativa em finanças pessoais: ou porque a pessoa está “velha demais” para se mexer e mudar hábitos ou porque ela é “nova” demais para se preocupar com isso.

-> Se preferir, ouça o conteúdo deste post em nosso podcast – escolha uma das opções: Spotify | Anchor FM <-

Falas como “mas por que vou parar de viver agora pra pensar no futuro?”, “não sei se vou chegar ao ponto de me aposentar” ou “uma hora ainda penso nisso” (vindas dos mais jovens) e “ah, mas agora não dá mais tempo”, “nunca vou alcançar essa tal de independência financeira” ou “isso é assunto para quem é jovem, minhas oportunidades já se foram” (vindas dos mais velhos) só servem para deixar a pessoa cada vez mais longe de um degrau acima no mundo das finanças, independentemente de quantos outros ela conseguirá galgar, principalmente se já tiver mais idade.

Mesmo porque a questão de buscar a independência financeira não está associada à aposentadoria por idade, por exemplo (veja aqui o que isso significa) .

Uma galera jovem compartilhando conteúdo

A faixa etária da maioria de quem tem compartilhado sobre finanças pessoais e planejamento financeiro na internet – em canais no YouTube, em blogs, em sites etc. – fica abaixo de 40 anos e isso parece inibir pessoas mais velhas (até porque os divulgadores de conteúdo realmente não focam muito nesse público, talvez por acharem que não se interessam ou já estão com uma boa situação financeira, o que não tem a ver).

No meu caso, estou nesse grupo minoritário, estava quebrada e devo dizer que se tivesse me preocupado com essa questão de idade para começar uma história diferente não estaria aqui contando para você que é possível mudar. Desde, claro, que haja muita vontade para fazer diferente, para mudar hábitos, para cortar gastos e para não ter vergonha de olhar para si e para as próprias finanças.

Acho incrível ver essa moçada – muitos já independentes financeiramente – e meu único lamento é não ter começado a tratar minha vida financeira com a seriedade necessária – como eles tratam a deles – quando eu tinha uns bons anos a menos. Em vez de ficar brigando com minha idade, porém, ou me comparando com quem já está em melhor situação que a minha, tenho é muita gratidão por tudo que aprendi – e continuo aprendendo – e por toda a transformação positiva que o conhecimento sobre finanças pessoais tem trazido a minha vida.

Partindo para o compartilhamento

Por sentir na pele o quanto tudo isso tem me feito bem, passei a compartilhar meu aprendizado por meio de um curso que estruturei (veja aqui) e que tem beneficiado outras pessoas. Minha escolha por fazer isso veio do fato de que há tanta informação, mas tanta, só que pulverizada. De forma que uma pessoa com pouco tempo para mergulhar nesse universo e iniciar seu aprendizado pode se desestimular.

Com o Curso sobre Finanças Pessoais e Planejamento Financeiro a pessoa aprende o bê-a-bá das finanças pessoais e adquire o conhecimento necessário para transformar sua vida, pois não existe milagre da multiplicação de milhões nem dinheiro caindo do céu. É um fazer diário, a responsabilidade pessoal aplicada em cada pequena escolha do cotidiano.

Não supervalorize a idade cronológica

Abrace a possibilidade de viver melhor hoje e no futuro, independentemente de quanto ganha e do quanto já viveu até o momento e trabalhe dentro de seu universo, não com fantasias ou com objetivos que nunca vai alcançar. Sim, é inegável que quanto mais jovem a pessoa for, mais tempo ela tem para construir seu patrimônio, mas se ela também não tiver comprometimento ou não valorizar o planejamento financeiro, pouco importa sua idade.

Portanto, se estiver com saúde e com pique para ter uma situação financeira mais equilibrada, parta para a luta já, neste momento! E não se compare a ninguém.

Espero que você se sinta inspirado(a) a querer aprender mais sobre como adquirir novos hábitos de consumo e de poupança e comece ainda hoje a fazer o que precisa para mudar sua história para viver com mais tranquilidade e mais segurança.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

Escrito por Amandina Morbeck

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário