Voltei das férias com zero de dívidas

Depois de cinco anos sem folga, tirei uma semana para descansar este mês e vou te contar que foi a primeira vez na minha vida – desde meu primeiro emprego muito, muito tempo atrás – que voltei das férias com zero de dívidas. Que alívio! E isso foi realmente uma novidade incrível, pois, repito: desde que comecei a trabalhar é a primeira vez que isso acontece. Por quê? Porque dessa vez foi tudo planejado e não deixei de fazer meu sagrado investimento mensal, que deve acontecer independentemente dos demais gastos.

Economizando 5 meses antes

Desde que defini que faria essa viagem por cidades de Minas Gerais e de São Paulo, 5 meses antes de ela acontecer, comecei a economizar e a investir especificamente com esse propósito, definindo o que seria gasto com hospedagem, alimentação, combustível, passeios e algumas compras (fiz uma projeção).

Como eu viajava antes? Definindo a data, parcelando no cartão de crédito a hospedagem e tudo o que envolvesse a viagem antes de ela acontecer e depois, já nos lugares, consumindo/comprando coisas aqui e ali sem nenhum critério, voltando para casa com várias parcelas mensais (dívidas, pura e simplesmente) para pagar – de novo, no cartão de crédito. E se há gastos que precisam ser parcelados – no cartão, em carnê, por meio de empréstimo ou com uso de cheque especial –, isso significa que estamos vivendo acima de nossas possibilidades.

Já viajei bem mais do que nos dias atuais sempre pagando passagens ou combustível, hospedagem, alimentação etc. em “suaves parcelas”, mas isso acabou depois que implementei as maravilhosas mudanças na minha vida financeira (saiba mais sobre isso aqui). Recuso-me a fazer qualquer dívida hoje em dia. E cartão de crédito é para ser utilizado para ganhar milhas, pois logo após a compra já quito a fatura, uma vez que o dinheiro para aquele gasto já está disponível para pagamento.

Post: Voltei de férias com zero de dívida.
Vinhedo da Vinícola Casa Geraldo em Andradas (MG), um dos locais que visitei nas férias – Foto: Amandina Morbeck.

Descanso com tranquilidade financeira

Então, lá fui eu para essa semana de descanso com o valor previsto para gastos – combustível, hospedagem, alimentação, compras (fui para uma região de vinhos, de azeites de oliva e de bons cafés) e algumas lembrancinhas –, mas confesso que saí fora um pouquinho. Felizmente, já contando que poderia não acertar 100% na minha previsão, deixei um valor extra investido em CDB diário para cobrir uma possível falha no meu cálculo. E deu tudo certo.

Alívio de não precisar me preocupar nos próximos meses

Realmente, é muito boa essa sensação de voltar para casa e não ter mais preocupação com contas extras para pagar no(s) próximo(s) mês(es). O que foi gasto é passado, valores que se transformaram em histórias e em boas lembranças para guardar com carinho e para compartilhar com as pessoas. E como a vida continua, assim como os sonhos, em breve começarei a investir para a próxima viagem (transformada em meta) em 2019: ir passar uns dias na casa de uma amiga muito querida na pequena e aconchegante cidade de Sarasota, na Flórida.

E ela será feita da mesma maneira: com pequenos investimentos ao longo do caminho para ir e voltar apenas com boas histórias na bagagem e com o cartão de crédito zerado.

E você, como faz suas viagens?

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

(Escrito por Amandina Morbeck)

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário