Você fala sobre finanças pessoais mas não é economista?

Outro dia, conversando com uma pessoa sobre finanças pessoais e sobre a importância de cuidarmos bem do nosso suado dinheirinho, ela ficou surpresa quando, respondendo à sua pergunta sobre o que eu havia estudado, eu disse que havia me formado em jornalismo. E sua frase foi exatamente esta do título: “Você fala sobre finanças pessoais, mas não é economista?”.

-> Se preferir, ouça o conteúdo deste post em nosso podcast – escolha uma das opções: Spotify | Anchor FM <-

Pois é, não sou… E entre os educadores financeiros atuais com destaque nas mídias sociais, com livros publicados, sendo entrevistados em grandes veículos de comunicação etc. a maioria vem de segmentos beeeeeem diferentes de uma graduação em economia.

Atualização: minha última conquista, em setembro/2021, foi terminar a pós-graduação pela PUC-RS em Especialização em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais.

Quem é esse “povo” apaixonado por finanças pessoais?

Esse “povo” vem de várias áreas. Veja abaixo alguns deles. Para acessar o canal no YouTube ou o site de cada um, é só clicar no nome para ser transferido. E eu te digo: vale muito a pena conhecer essa galera. Aprendo muito com todos eles e também me inspiro em seus exemplos. Espero que você goste deles também:

Nathalia Arcuri – jornalismo
Gustavo Cerbasi – administração pública
Mirna Borges – engenharia de petróleo
Thiago Nigro – relações internacionais
Carol Sandler – jornalismo
Maiara Xavier – tecnologia
Patrícia Lages – jornalismo
André Bona – turismo
Titio Marcius – físico
Su Chong Wei – matemática
Ramiro Gomes Ferreira – ciência contábeis
Conrado Navarro – ciência da computação
Sílvio Paulo Hilgert – administração de empresas
Julia Mendonça –  comércio exterior

A parte da paixão fica por conta do próprio tema, finanças pessoais, que é realmente envolvente. Porque quando você começa a colocar em prática o aprendizado, quando o planejamento financeiro traz resultados positivos e visíveis por meio dos investimentos, por exemplo, a vontade é de mergulhar cada vez mais porque tudo é palpável. Afinal, os números não mentem.

Não limite seu aprendizado a um diploma acadêmico

Essa lista acima é apenas uma pincelada (a partir dela, tenho certeza de que você descobrirá outros profissionais). Como você pode ver, há pessoas de diferentes áreas contribuindo muito, com seriedade, com competência e com generosidade, para melhorar a vida financeira de pessoas como nós. Por isso, não se limite ao buscar o seu aprendizado por ter feito esse ou aquele curso, tampouco desmereça o educador financeiro por sua formação acadêmica inicial.

Veja seu currículo, os cursos complementares, as pós-graduações, o conjunto de sua contribuição nesse campo, como livros publicados, e a relevância do que compartilham por meio de vídeos, em seus sites, em palestras, em cursos que ministram. Cada um com seu estilo, há muito o que aprender com esse pessoal. Espero que você aproveite e usufrua do que compartilham. Eu faço isso constantemente porque o aprendizado nessa área parece não ter fim.

E se quiser saber sobre nosso Curso sobre Finanças Pessoais e Planejamento Financeiro, clique aqui.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

(Escrito por Amandina Morbeck)

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário