- 06/01/2019
- Posted by: AmanMorbeck
- Categories: Educação financeira, Notícias
O G1 Economia publicou, em 28/12/18, quais foram os melhores investimentos financeiros em 2018 no Brasil, conforme infográfico acima.
Ouro, dólar e a Bolsa de Valores ocupam as 3 primeiras posições, todos na categoria de renda variável. O desempenho dos papéis de renda fixa mantiveram-se dentro do esperado para o que prometem, inclusive a caderneta de poupança que, com a taxa Selic abaixo de 8,5%, teve péssimo rendimento mesmo sendo isenta de Imposto de Renda (para saber mais sobre como funciona esse cálculo, acesse o post Por que perder dinheiro investindo na caderneta de poupança?).
Rendimentos passados não são garantia de rendimentos futuros
Olhando esse resultado, pode ser que você pense que o melhor agora é investir no que foi mais rentável em 2018, mas é importante lembrar que o que passou pode não se repetir no futuro, por isso os rendimentos passados não podem guiar suas escolhas no presente, principalmente se você ainda está na fase de construção de sua reserva de emergência (veja aqui seu significado).
Além disso, a opção por ativos em rendas fixa e variável (aproveite para fazer download do e-book sobre esse assunto) deve considerar vários fatores, como perfil do investidor (tolerância ou não a riscos), montante de dinheiro disponível, idade e, principalmente, conhecimento, pesquisa e, se for o caso, assessoria.
Outro dado importantíssimo que está no infográfico é o percentual do IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo, ou seja, a inflação), que ficou em 3,75% (e não 3,69%, como está na imagem. O índice oficial foi divulgado pelo governo em 11/1/18 – veja aqui). Ele precisa ser abatido da porcentagem bruta, isto é, do rendimento nominal para que seja apurado o rendimento real. A fórmula você pode acessar aqui, mas a diferença em relação ao percentual total é pequena. Assim, para um cálculo rápido você pode simplesmente subtrair 3,75 dos demais resultados: 16,93 (ouro) – 3,75 = 13,18% e assim por diante. Depois disso, aí sim você tem o ganho real – mas não se esqueça que ainda há também o desconto do Imposto de Renda sobre o rendimento na maioria dos investimentos.
(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)
(Escrito por Amandina Morbeck)
Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro
Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.
Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.