- 15/01/2019
- Posted by: AmanMorbeck
- Categories: Educação financeira, Finanças pessoais
Saber qual é seu perfil de investidor (também conhecido como suitability) é fundamental no mundo das finanças pessoais, pois é ele que direcionará suas escolhas de investimentos para que você se sinta confiante – independentemente de quanto dinheiro você tem para começar e para manter suas aplicações após a formação de sua reserva de emergência (saiba mais aqui). Mas por que isso?
-> Se preferir, ouça o conteúdo deste post em nosso podcast – escolha uma das opções: Spotify | Anchor FM <-
Porque se você tem perfil conservador (abaixo, a descrição de cada um), certamente não se sentirá confortável em arriscar-se em investimentos de renda variável com os sobe-e-desce característicos. Por isso, não se deixe influenciar por pessoas que criticam quem escolhe a renda fixa com o discurso de que quem faz isso está “perdendo dinheiro”.
Acima de qualquer ganho, o que realmente importa é sua tranquilidade pessoal, uma vez que não há certo ou errado em relação à personalidade.
Os 3 perfis no teste de suitability
Conservador –> não gosta de correr riscos e prefere ter rendimentos mais baixos com segurança. Pode não aproveitar oportunidades financeiras para aumento de ganhos, pois quer se sentir seguro. Seu objetivo maior é a preservação do patrimônio com o mínimo de oscilação possível, por isso a preferência por papéis de renda fixa. Geralmente, suas escolhas fazem com que, em sua carteira, os rendimentos não fiquem tão acima da taxa do CDI.
Moderado –> meio termo entre conservador e arrojado, tem um pouco mais de tolerância ao risco, mas não tanto. Prioriza a renda fixa e valoriza muito a segurança, mas pode abrir mão dela em determinada porcentagem (pequena) do seu capital para investir na renda variável buscando obter ganhos melhores.
Agressivo ou arrojado –> muito tolerante ao risco, mais aberto para investir em ativos de renda variável. Não se preocupa tanto com a possibilidade de perda, pois tem conhecimento do mercado, prepara-se para lidar com os altos e baixos e foca na possibilidade de ganhos melhores. Mesmo assim, uma parcela de seu patrimônio, ainda que menor em relação aos outros dois perfis, é investido em renda fixa para garantir a reserva de emergência. Importante destacar que esse perfil não tem nada de “maluco”, de alguém que sem nenhum conhecimento parte para a Bolsa de Valores com “sangue nos olhos”. Investidores nessa categoria correm risco de forma calculada.
Você já é investidor? Qual é seu perfil?
(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)
(Escrito por Amandina Morbeck)
Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro
Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.
Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.