5 investimentos em renda fixa para passarmos longe em 2019

No fim do ano passado, Roberto Indech comentou sobre os 5 investimentos em renda fixa para passarmos longe em 2019. Ele é analista-chefe da corretora Rico, do grupo XP Investimentos, e explica o porquê de suas recomendações. Quero compartilhar o vídeo com você, mas antes quero fazer uma observação.

Quando ele inclui o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como um tipo de investimento, pode parecer estranho à primeira vista, mas ele explica sua escolha e eu complemento com o seguinte: embora não seja sua opção consciente para aplicar seu dinheiro, são 8% de desconto compulsório no salário que é depositado em seu nome (pelo empregador) a uma taxa de apenas 3% ao ano.

E aí vem o ponto que quero destacar: se você financiou um imóvel com taxa média de 10% ao ano, não faz o mínimo sentido você deixar o saldo do FGTS parado no banco se tiver a oportunidade de sacá-lo para amortizar o que ainda tem a pagar de seu imóvel. Fazendo amortizações periodicamente, de acordo com o que é permitido por lei para esse tipo de transação, você consegue: a) pagar prestações finais e reduzir o prazo contratado inicialmente ou b) reduzir o valor das parcelas mantendo o mesmo prazo. (Fazendo um parênteses aqui, especialistas dizem que é melhor optar pelo abatimento das parcelas por causa dos juros embutidos.)

Bom, a questão é que se você usar o FGTS para se livrar o mais rápido possível do financiamento do imóvel, certamente perderá menos.

E os outros 4 investimentos?

Roberto lista a caderneta de poupança, CDBs de bancos tradicionais abaixo de 100% do CDI, fundos de renda fixa com altas taxas de administração e fundos de previdência privada também com taxas de administração elevadas, além daquelas de carregamento (algumas instituições não estão cobrando mais porque é um absurdo), de entrada e de saída – sem falar na forma de gestão.

Assista ao vídeo, tire suas conclusões e valorize o conhecimento adquirido nessa área praticando as regras do megainvestidor Warren Buffett, terceiro homem mais rico do mundo na lista da Forbes: “Regra número 1: nunca perca dinheiro; regra número 2: não esqueça a regra número 1”.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

(Escrito por Amandina Morbeck)

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário