Tem certeza que você quer depender do governo para se aposentar?

Independentemente das dificuldades do governo federal em relação às mudanças na Previdência Social e à economia como um todo, é importante você refletir e responder às perguntas: tem certeza de que quer depender do governo para se aposentar? Será que não está na hora de colocar em prática um plano alternativo que realmente te ajude a construir um patrimônio financeiro que te permita conquistar uma liberdade que a aposentadoria, principalmente para o setor público, será capaz de proporcionar?

Quanto mais cedo, melhor – mas nunca é tarde

É inegável que quanto mais jovem uma pessoa for, mais tempo ela terá para investir de olho em seu futuro e alcançar os objetivos que traçou. Pois para que o patrimônio cresça é preciso ter constância nos aportes, muito, muito, muito comprometimento e quanto mais tempo os juros compostos trabalharem a nosso favor, melhor. Com um bom planejamento financeiro, conhecimento e, se for o caso, orientações de um profissional, as chances de alcançar a independência financeira (ou aposentadoria) num prazo menor também aumentam.

Isso, porém, não significa que quem tenha mais idade possa justificar qualquer acomodação por “não ter mais tempo”, “por ser tarde demais”. Sou um exemplo de como isso não é verdade. O que precisamos é de coragem para mudar e nos responsabilizarmos em relação ao direcionamento que queremos dar a nossa vida. Como sempre digo, já estou e certamente estarei melhor financeiramente no futuro a partir da tomada de consciência e das mudanças que implementei, do que se continuasse vivendo da mesma maneira.

Investir para não precisar depender exclusivamente da aposentadoria do governo

Comece hoje a rever seus hábitos de consumo. Coloque todos os seus ganhos, seus gastos e suas dívidas numa planilha, num caderno ou numa folha de papel – não importa o meio, desde que você tenha uma forma de visualização e de controle que funcione para você. Veja sua realidade sem medo e escolha fazer diferente. Olhe ao seu redor, observe como as pessoas lidam com dinheiro e como se preparam para o futuro:

  • Gastam mais do que ganham?
  • Estão envelhecendo com dependência de filhos ou do governo?
  • São bem-sucedidas, mas não poupam nem investem?
  • Repetem o discurso de que não sabem se estarão vivas amanhã (embora a expectativa de vida em nível global só aumente)?
  • Vivem acima do padrão para se sentir melhores, numa competição silenciosa com os outros?
  • Usam o cartão de crédito como se fosse dinheiro vivo, endividando-se repetidamente?
  • Utilizam o limite do cheque especial como parte do salário?
  • Recorrem a empréstimos para cobrir dívidas que nunca acabam?

Agora, traga o olhar para si e para suas atitudes em relação ao dinheiro e pense em como você vive seu presente e se prepara para o futuro. Com a possibilidade de a aposentadoria oficial ficar cada vez mais distante, como você quer chegar lá? Acima de tudo, avalie se ela será suficiente para você manter seu padrão de vida. Considere que, com o envelhecimento, despesas com saúde tendem a aumentar, por exemplo. E como será seu lazer? Será que você sonha com um futuro com muitas restrições?

Não perca mais um segundo

O importante é você começar a poupar e investir sem interrupção. Quanto mais alto o percentual do que você conseguir economizar em relação ao seu ganho, melhor, mas que não seja menos de 10% do líquido que recebe. Por exemplo, se seu ganho for de R$ 2.000,00, seu investimento mensal deve ser de no mínimo R$ 200,00.

Mesmo que não queira contar com ajuda profissional para aprender os caminhos no mundo das finanças pessoais e do planejamento financeiro (embora eu acredite que ter esse apoio seja muito útil – leia este post A importância de contar com ajuda profissional), comece pela formação da reserva de emergência e  só depois que ela estiver completa, parta para as novas etapas na construção de seu patrimônio.

E se acontecer de você contar com a aposentadoria do governo um dia, que ela seja um complemento bem-vindo às suas reservas financeiras.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

(Escrito por Amandina Morbeck)

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário