- 22/01/2020
- Posted by: AmanMorbeck
- Categories: Educação financeira, Finanças pessoais, Investimento financeiro
O universo da renda variável é amplo e más escolhas podem causar prejuízos ao investidor desavisado, por isso fiquei tão impressionada com o Dossiê dos Fundos de Investimento – 50 fundos que devemos boicotar(*), escrito por Luciana Seabra e Carolina Oliveira e publicado pela Spiti em formato de e-book.
(*)Atualização em janeiro/2022: em relação à primeira edição, o complemento do título foi mudado para “30 fundos que devemos boicotar“.
Por seu conteúdo tão relevante, recomendo fortemente sua leitura para que você conheça os fundos oferecidos por grandes bancos nos quais nunca, jamais, de jeito nenhum deveria investir – pelo menos enquanto as taxas de administração (de até 4,00% ao ano!) continuarem tão altas para rendimentos tão inferiores. O que as autoras apresentam é resultado de uma pesquisa minuciosa realizada até 31/10/2019. Se você leva a sério seus investimentos, tire um tempinho para ler tudo cuidadosamente.
Para recebê-lo, acesse este link: http://lp.invistaspiti.com.br/dossie-dos-fundos.
Comparação por categoria
Por curiosidade, acessei o site da Vérios em janeiro/2020 e fiz comparativos com os fundos citados no dossiê – as imagens abaixo mostram a real. Você verá que o rendimento de todos eles fica abaixo ou da taxa do CDI (renda fixa e previdência) ou do Ibovespa (ações) – índice da Bolsa de Valores (B3). Isso significa que os investidores perderam muito dinheiro enquanto confiavam nesses bancos. E o pior é que milhares de brasileiros, por desconhecimento, continuam acreditando que estão investindo – e sendo remunerados – e mantêm o dinheiro nesses fundos. Por isso a importância da educação financeira.
Veja os print screen e faça as contas imaginando alguém que deixou R$ 10.000,00 investidos nesses fundos. Calcule as perdas e tire suas conclusões. E se por acaso você for investidor em algum deles, vá correndo ao banco, peça o resgate e faça opção por um produto mais rentável (você verá a diferença nos rendimentos no final deste post).
Fundos de investimento em renda fixa – de janeiro de 2010 a 16/1/2020
Destaquei a rentabilidade do CDI e abaixo estão os 15 fundos nessa comparação. No livro, as autoras listam 31, mas o site da Vérios – abaixo – só permite incluir até 15.
Fundos de previdência renda fixa – de janeiro de 2010 a 16/1/2020
Nessa categoria estão os 10 fundos listados no dossiê. Comparativo feito no site da Vérios.
Fundos de ações – de janeiro de 2010 a 16/1/2020
Nessa categoria estão os 9 fundos listados no dossiê. Comparativo feito no site da Vérios.
Veja agora o comparativo entre um dos fundos de ações listados no dossiê (da Caixa Econômica Federal, destacado em amarelo) e dois outros que realmente entregam resultado positivo aos investidores. Afirmo que não estou sugerindo investimento nesse ou naquele fundo, mas é importante mostrar a diferença para que você perceba como a falta de conhecimento em finanças pode trazer prejuízo real. E assim como as autoras do dossiê, meu propósito é divulgar informações nessa área para ajudar as pessoas a cuidarem melhor do seu suado dinheiro e tenham presente e futuro melhores, com mais qualidade de vida.
Depois da leitura, confira em site especializado
Quando terminar a leitura, faça como São Tomé: veja para crer e acesse o comparativo do Mais Retorno para conferir todos os fundos mostrados aqui (e qualquer outro que lhe for recomendado). Para ter sempre certeza de que se trata do mesmo produto, o ideal é inserir o número do CNPJ na área de busca, como fiz com esses do dossiê – e também escolher se quer comparar com o CDI, IPCA, Ibovespa etc.
(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)
Escrito por Amandina Morbeck
Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro
Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.
Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.