Fundos de renda fixa com resultados negativos em 2019

O Infomoney publicou um levantamento feito pela Economatica que mostra os fundos de renda fixa com resultados negativos em 2019 – todos com mais de 10.000 cotistas. Veja a imagem abaixo:

Post: Fundos de renda fixa com resultados negativos em 2019 - Você e seu dinheiro.

Duas coisas chamam a atenção: a) os fundos são todos de grandes bancos e b) as taxas de administração são absurdamente altas. Num ano de inflação a 4,31%, como foi 2019, o que sobra (líquido) ao investidor se ele paga, por exemplo, 3,9% só de taxa de administração? Nesses fundos, 1.894.330 pessoas perderam dinheiro pensando que estavam ganhando. Em outras palavras, elas chegaram ao fim de 2019 mais pobres do que começaram.

A segunda imagem mostra os 10 fundos de renda fixa mais rentáveis em 2019. Veja a diferença na rentabilidade e também nas taxas de administração, bem mais baixas:

Post: Fundos de renda fixa com resultados negativos em 2019 - Você e seu dinheiro.

Nesse caso, 225.613 cotistas realmente ficaram mais ricos. Mas mesmo assim, veja a diferença de rendimento entre os fundos – entre 23,85% e 8,25% para o mesmo produto.

Sem recomendação de investimento

Ao apresentar essas informações não quero dizer que você tenha de sair correndo agora para investir no fundo que, nesse levantamento, é mais rentável. O que quero é chamar sua atenção para a importância de conhecer o produto no qual você quer investir e não cair de cara na conversa de gerentes de banco ou de assessores de investimento. Você precisa saber quais foram os resultados dele ao longo dos anos e questionar pelo menos uma coisa: qual a taxa de administração que vai pagar. Essa já é uma informação muito relevante para te ajudar a dar um passo para trás, se for o caso. Outra coisa muito importante que você deve sempre observar é que rendimentos passados não são garantia de rendimentos futuros, independentemente do tipo de ativo que você escolher investir.

No fim das contas, o que realmente conta é você educar-se financeiramente para fazer escolhas inteligentes ao cuidar do seu dinheiro e, se for o caso, contar com um bom profissional para caminhar ao seu lado em vez de dar saltos no escuro.

Leia também: Dossiê dos fundos de investimento – 50 fundos que devemos boicotar.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

Escrito por Amandina Morbeck

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário