Enquete do Mercado Pago Brasil no Twitter

Uma enquete do Mercado Pago Brasil no Twitter, que estava disponível até ontem, dia 21/11, trazia a seguinte pergunta: “O que mais te prejudica na hora de economizar?”. Como você pode ver na imagem abaixo, o item “Promoções” estava à frente de “Barzinho com amigos” e “Festas”.

Post "Enquete do Mercado Pago Brasil no Twitter" no blog do Você e seu Dinheiro.

Isso só confirma como somos levados pelo marketing para consumir, muitas vezes sem ter dinheiro para aquele gasto, por acreditarmos que estamos levando vantagem. Palavras como “promoção”, “desconto”, “últimos dias”, “x% off”, “queima de estoque” etc. funcionam como mágica na mente de muita gente e o resultado pode ser mais endividamento.

O sucesso da Black Friday está em provocar o consumo

Estamos a poucos dias da Black Friday (26/11), esse estímulo ao consumo que surgiu nos Estados Unidos e foi abraçado pelos brasileiros. Só que, infelizmente, a maioria de quem vai às compras realmente não precisa do que vai adquirir nessa época, tampouco se preparou para isso. Sem ter guardado dinheiro para aquisição de produtos para aproveitar promoção de verdade, resta lançar mão ao que é mais fácil: cartão de crédito e carnê, por exemplo.

Não quero dizer com isso que não existam descontos que valham a pena, mas a diferença está no que eu disse antes: de ser algo realmente necessário e que ofereça desconto de verdade. Este notebook que utilizo para trabalhar e no qual escrevo este post, foi adquirido por mim 4 anos atrás numa Black Friday, mas eu havia pesquisado antes e me preparado para adquiri-lo no site da Dell. Mas no geral, essa é uma data que passa batida para mim.

5 sites para que você evite a “Black Fraude”

A revista IstoÉ publicou um artigo para dar suporte ao consumidor e listou 5 sites para ajudá-lo na pesquisa por preços: Black Friday: 5 sites que salvam o consumidor da “black fraude”.

Evite o consumo inconsciente

Se você se planejou financeiramente para adquirir algo que realmente precisa, aproveite. Caso contrário, evite o consumo inconsciente e o endividamento. Guarde o cartão de crédito, não aceite pagar carnês e programe-se para guardar mais e gastar menos dinheiro. Lembrando também que daqui a pouco tem mais estímulo para gastos: as festas de fim de ano.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

Escrito por Amandina Morbeck | Foto: Pexels/Pixabay

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário