- 18/11/2021
- Posted by: AmanMorbeck
- Categories: Educação financeira, Finanças pessoais, Planejamento financeiro
Sabia que sua vida financeira pode ser diferente em 2022 se você mudar sua forma de gastar nesse fim de ano? Estamos a poucas semanas do Natal e do Ano-Novo, a primeira parcela do 13º salário estará na conta até o dia 30 deste mês e lá vem o período de festas e de gastos que muitos farão e que resultarão em mais ou em novos endividamentos que poderão se arrastar pelo próximo ano inteiro. Por isso, este é o…
…momento ideal para uma parada
Que tal pisar no freio agora e refletir sobre como você quer que o próximo ano seja? Faça isso principalmente se tiver dívidas (parcelamento no cartão de crédito ou em carnê, empréstimo, financiamento etc.). Será que não é melhor você aproveitar esse dinheiro extra que vai entrar – as duas parcelas do 13º – para quitar parte ou o total do que deve e entrar 2022 com uma vida financeira mais equilibrada? Pense em como você se sentiria…
Com isso, não quero dizer que você deveria deixar de lado toda e qualquer celebração, mas com um olhar atento você pode descobrir que é possível escolher uma maneira mais simples e mais econômica de aproveitar os encontros entre familiares e amigos e deixar de acumular mais preocupação futura. Porque uma coisa é certa: endividamento tira o sono.
–> Você também pode gostar deste post: Jura que você compra presente para quem não gosta?
Minha sugestão para seu novo ano
Evitar pensar no que pode acontecer com seu dinheiro, mantendo os mesmos hábitos em relação aos gastos, faz zero diferença para o fato de que sua vida financeira não vai mudar sem esforço e autorresponsabilidade. Por isso, minha sugestão é a seguinte: evite fazer novas dívidas nesse fim de ano, vire as costas para tudo aquilo que vai te fazer gastar acima do que realmente pode (se for pagar no cartão de crédito, por exemplo, isso já mostra que você vive fora da sua realidade financeira).
Pague tudo ou o máximo do que deve, lembre-se que em janeiro/fevereiro você terá novas despesas (IPTU, escola, IPVA etc.) e comece um planejamento financeiro consistente com sua realidade para te acompanhar ao longo do ano. Conheça sua realidade financeira e viva de acordo com ela.
Ao fazer seu planejamento, corte aquilo que não precisa, diminua despesas onde for possível, comece a investir de forma direcionada e, nele, inclua o que vai guardar ao longo do ano para celebrar as festas de 2022 com dinheiro que foi definido para esse fim. Você verá como se sentirá mais tranquilo(a) para celebrar. Observe que o que eu sugiro é algo perfeitamente possível e simples de ser feito, mas que precisará do seu comprometimento para acontecer.
A partir do momento em que você começar a viver sem preocupação constante com contas a pagar – e que muitas vezes podem superar o que você recebe mensalmente -, certamente sentirá muito alívio e quererá se manter no novo caminho.
E aí, o que você acha de aproveitar o fim deste ano para começar o próximo com uma nova atitude em relação ao seu suado dinheirinho?
(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)
Escrito por Amandina Morbeck | Foto: Pexels/Pixabay
Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro
Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.
Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.