{"id":17589,"date":"2021-01-20T10:00:44","date_gmt":"2021-01-20T13:00:44","guid":{"rendered":"https:\/\/voceeseudinheiro.com.br\/?p=17589"},"modified":"2021-10-13T03:02:32","modified_gmt":"2021-10-13T06:02:32","slug":"ter-um-carro-novo-pra-chamar-de-seu-ou-ter-um-por-assinatura","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/voceeseudinheiro.com.br\/ter-um-carro-novo-pra-chamar-de-seu-ou-ter-um-por-assinatura\/","title":{"rendered":"Ter um carro novo pra chamar de seu ou ter um por assinatura?"},"content":{"rendered":"
E a\u00ed, o que voc\u00ea prefere: ter um carro novo pra chamar de seu ou ter um por assinatura? Talvez voc\u00ea ainda n\u00e3o tenha ouvido falar sobre isso, mas carro por assinatura tem esquema similar ao de loca\u00e7\u00e3o mensal, que pode ser feito numa locadora de ve\u00edculos. S\u00f3 que por assinatura o custo fica mais baixo por causa da fideliza\u00e7\u00e3o (quem quer trabalhar com transporte de passageiros, como ocorre com a presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os via aplicativos – como Uber, Cabify, 99, Lady Driver etc. – \u00e9 bom verificar antecipadamente, pois algumas empresas n\u00e3o permitem).<\/p>\n
A grande novidade \u00e9 que alguns players muito fortes – e n\u00e3o s\u00f3 as locadoras, que j\u00e1 haviam come\u00e7ado a oferecer essa op\u00e7\u00e3o – come\u00e7am a entrar na disputa por consumidores para essa fatia do mercado. A oferta desse servi\u00e7o n\u00e3o inclui convencimento, ou seja, o foco n\u00e3o est\u00e1 nas pessoas que preferem ter o carro em seu nome, arcando com suas despesas, e est\u00e3o satisfeitas assim.<\/p>\n
Novos consumidores que:<\/p>\n
a. gostam de testar novidades e geralmente ainda n\u00e3o t\u00eam o pr\u00f3prio carro;<\/p>\n
b. t\u00eam pouco ou nenhum sentimento de posse em rela\u00e7\u00e3o a carro e o veem como utilidade, n\u00e3o como bem;<\/p>\n
c. s\u00e3o mais racionais, fazem as contas e descobrem que podem ter carro novo a cada 1, 2 ou 3 anos (conforme contrato) sem precisar descapitalizar e pagar pelas despesas regulares (IPVA, licenciamento, seguro) e pelas manuten\u00e7\u00f5es;<\/p>\n
d. querem se sentir mais tranquilos e despreocupados caso aconte\u00e7a qualquer problema que precise deixar o carro numa oficina, sabendo que podem contar com um reserva a qualquer momento (de acordo com os termos da contrata\u00e7\u00e3o);<\/p>\n
e. querem ter um carro sempre novo, mas n\u00e3o conseguem pagar \u00e0 vista nem querem financiar e pagar juros por meses a fio;<\/p>\n
f. preferem preservar o capital e investi-lo, independentemente dos rendimentos mensais, e t\u00eam ganho suficiente para complementar a diferen\u00e7a em rela\u00e7\u00e3o ao valor a ser pago mensalmente;<\/p>\n
g. est\u00e3o planejando mudan\u00e7a em breve e precisam de um carro para deslocamentos durante esse per\u00edodo. Nesse caso, mesmo que a pessoa tenha carro pr\u00f3prio, sabendo que n\u00e3o precisar\u00e1 dele no futuro, j\u00e1 pode negociar a venda e se livrar de um problema \u00e0 frente.<\/p>\n
Certamente que o mercado brasileiro est\u00e1 engatinhando nessa \u00e1rea, mas a expectativa \u00e9 de crescimento. Se n\u00e3o houvesse essa perspectiva, por que montadoras come\u00e7ariam a investir nesse nicho?<\/p>\n
Locadoras de carros mais conhecidas, como Movida, Unidas e Localiza; outras menos conhecidas, como LM Frotas; a seguradora Porto Seguro; e as montadoras FCA (Fiat Chrysler Autom\u00f3veis) com o projeto Flua!<\/a><\/span>, Volkswagen com o\u00a0VW Sign&Drive<\/span><\/a> e a Renault com o On Demand<\/a><\/span> (que tem o menor custo). A forma de contrata\u00e7\u00e3o varia, dependendo da empresa. H\u00e1 possibilidade de cadastro e escolha do carro diretamente pela internet ou por aplicativo de celular, mas h\u00e1 tamb\u00e9m as que pedem o cadastro, mas um representante faz contato posteriormente.<\/p>\n O consumidor pode escolher o ve\u00edculo – econ\u00f4mico, esportivo, SUV, utilit\u00e1rio, sedan -, o prazo e o limite mensal de quilometragem. Quanto mais longo o per\u00edodo do contrato, mais baixa a mensalidade.<\/p>\n \u00c9 uma quest\u00e3o de fazer contas, ter perfil de desapego e ter como pagar as parcelas mensais. Pode ser vantajoso ter um carro novo a cada ano, por exemplo, sem precisar descapitalizar nem pagar todas as despesas que um carro gera (fora o consumo regular de combust\u00edvel, que sempre ser\u00e1 do dono ou do assinante).<\/p>\n E ainda tem a deprecia\u00e7\u00e3o ao longo do tempo, sendo mais alta ou mais baixa dependendo da marca e do modelo, da conserva\u00e7\u00e3o e tamb\u00e9m da quilometragem. Na m\u00e9dia, carros desvalorizam em torno de 15% ao ano. Assim, um que custe R$ 60.000,00, no primeiro ano de uso passar\u00e1 para R$ 51.000,00; no segundo para pouco mais de R$ 43.000,00 e assim sucessivamente.<\/p>\n Simulei no site da LM Frotas<\/a> escolhendo um HB20S Vision por 24 meses e 1.000 km mensais e a mensalidade sai por R$ 1.403,00. No mercado, esse carro 0 km custa R$ 53.000,00. J\u00e1 no site do Flua!, uma Strada Freedom cabine simples, tamb\u00e9m por 24 meses e 1.000 km mensais, sai por R$ 1.630,00 e ela custa R$ 69.500,00. A localiza\u00e7\u00e3o para o aluguel tamb\u00e9m conta, pois dependendo da cidade o servi\u00e7o n\u00e3o est\u00e1 dispon\u00edvel. Nas simula\u00e7\u00f5es, utilizei a cidade de S\u00e3o Paulo.<\/p>\n Fa\u00e7amos as contas com o valor do HB20S, de R$ 53.000,00. No ano, IPVA, licenciamento e seguro ficam em torno de R$ 5.000,00 + manuten\u00e7\u00f5es peri\u00f3dicas que resultem em R$ 1.200,00 anuais –> R$ 6.200,00 x 2 anos = R$ 12.400,00. No plano de assinatura por 24 meses, temos: R$ 1.403,00 x 24 =\u00a0 R$ 33.672,00.<\/p>\n S\u00f3 que desse valor precisamos descontar R$ 12.400,00, que, como mostrei, \u00e9 o que seria de despesa no per\u00edodo para quem o pr\u00f3prio carro. Assim: R$ 33.672,00 – R$ 12.400,00 = R$ 21.272,00. Esse valor agora \u00e9 dividido por 24 para encontrarmos o valor real do seu gasto com a assinatura: R$ 886,33.<\/p>\n Ou seja, se voc\u00ea tiver R$ 53.000,00 e, em vez de comprar o carro \u00e0 vista, investir a 0,8% ao m\u00eas (n\u00e3o ser\u00e1 na renda fixa, claro), ter\u00e1 R$ 424,00. Para complementar o plano de assinatura, ter\u00e1 de dispor de R$ 462,33 e manter\u00e1 o capital preservado – e ainda precisamos considerar que a cada ano o propriet\u00e1rio de um carro ter\u00e1 um valor cada vez menor naquele objeto.<\/p>\n Por fim, com a assinatura \u00e9 poss\u00edvel ter um carro novo a cada per\u00edodo de tempo com zero de preocupa\u00e7\u00e3o e com mais liberdade. Mas o que vai determinar mesmo o sucesso desses projetos ser\u00e1 sempre o perfil do consumidor.<\/p>\n (Acesse aqui<\/span><\/a> a lista com todos os posts publicados no blog do Voc\u00ea e seu Dinheiro.)<\/p>\n Escrito por Amandina Morbeck<\/strong><\/p>\n \r\n\t Acompanhe nossas publica\u00e7\u00f5es sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finan\u00e7as pessoais. Te espero l\u00e1.<\/p>\n Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.<\/em><\/p>\n\n <\/p> Vale a pena ou n\u00e3o?<\/h3>\n
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