- 26/05/2018
- Posted by: AmanMorbeck
- Categories: Educação financeira, Finanças pessoais
Num movimento crescente, as bem-vindas discussões sobre empoderamento feminino e as mudanças que têm trazido são cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Ações para implementar projetos que visem apoiar mulheres em sua vida pessoal, no cuidado com filhos, no ambiente profissional, no meio esportivo, na mudança de legislação, em medidas para proteção contra agressão física etc. têm sido o foco de ONGs, de políticas sociais, de estudos acadêmicos etc. Na somatória, aliada à força das novas gerações, podemos dizer que existe hoje um engajamento maior da sociedade para lidar com as questões do universo feminino, mas ainda há muito a ser conquistado. E um dos pontos que merece atenção especial é o que envolve as finanças.
-> Se preferir, ouça o conteúdo deste post em nosso podcast – escolha uma das opções: Spotify | Anchor FM <-
Autossuficiência financeira
A questão é bem simples e básica: sem dinheiro no bolso não existe autossuficiência financeira. Veja que nem estou falando da desejada independência financeira, que é outra coisa (veja aqui), mas da autossuficiência. Que é a capacidade de uma pessoa se manter de forma independente, sem contar com a ajuda de ninguém, pagando aluguel ou prestação de um imóvel e suas despesas mensais (condomínio, água, eletricidade, gás), alimentação, transporte, educação (pessoal ou de filho[s]), lazer etc.
Com ou sem parceiro(a), o que pode assustar muitas mulheres que sonham com sua liberdade para viverem da forma como gostariam é a dependência financeira. Sem o mínimo de segurança que o dinheiro proporciona para viverem de forma satisfatória, pode ser que fiquem em emprego ruim ou em relacionamento abusivo por medo de que, sem aquilo que têm, a situação poderia ser bem pior. Dependência financeira tira as possibilidades de escolha e coloca o controle nas mãos de outra pessoa, tanto que uma em cada quatro mulheres agredidas permanecem em silêncio, aguentando a violência a que é submetida por causa de dinheiro.
Saiba mais acessando: Relação de dependência financeira leva mulheres a não denunciarem agressores, publicada no jornal O Tempo e Dependência financeira: obstáculo para mulheres denunciarem agressor, no Jornal Nacional.
Por isso, considero muito importante que nas discussões sobre empoderamento feminino seja abordada a questão das finanças pessoais como um dos pilares primordiais para que a mulher dê o passo em direção a sua independência. Como e por onde começar a caminhada para construção de um patrimônio que permitirá viver presente e futuro de forma mais tranquila? Por meio de conhecimento, de mudanças de hábitos, do estabelecimentos de novos objetivos.
Socialmente, a mulher é mais massacrada que o homem (com gradação de abuso e de desrespeito variando conforme o país). Isso acontece inclusive no desmerecimento em relação a sua capacidade de cuidar da própria vida financeira, mesmo quando é ela a única provedora da família ou a que contribui de forma mais significativa.
Felizmente, isso também está mudando, ainda que a conta-gotas – um exemplo: depois de 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova York agora tem uma mulher no comando (veja aqui) e há muitas educadoras e influencers financeiras no Brasil, número que só tem crescido. Por outro lado, na divulgação do curso de pós-graduação em finanças da PUC-RS, temos um verdadeiro clube do Bolinha na lista de professores (veja aqui).
Educação financeira: a grande aliada
Hoje, é possível encontrar muito material disponível em forma de livros, vídeos, palestras, cursos, artigos etc. – como o que eu ofereço – Curso sobre Finanças Pessoais e Planejamento Financeiro (clique aqui para detalhes) – que servem como suporte para ajudar mulheres a compreenderem a importância de cuidar de ganhos e de gastos para viver de forma mais tranquila.
Para mim, falar sobre empoderamento feminino envolve educação financeira para reestruturação das finanças pessoais.
E você, o que pensa sobre isso?
(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)
Escrito por Amandina Morbeck
Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro
Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.
Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.