Aumentou a renda? Mantenha os mesmos gastos e invista mais

Uma das recomendações para economizar e incrementar os investimentos é: mantenha os mesmos gastos mesmo que sua renda aumente. Porque um dos grandes erros que a maioria das pessoas comete é o de endividar-se mais ao ganhar mais. Muita gente já começar até a gastar mais antes mesmo de ter aumento de salário, de receber um bônus ou o 13° salário, por exemplo, contando com o que está por vir. Mantendo essa repetição de comportamento só gera insegurança, estresse e impossibilidade de realização de sonhos.

Viver um degrau abaixo sem endividamento

Querer ter um carro ou trocar o que já tem, adquirir um imóvel, fazer uma viagem internacional, celebrar uma data importante com uma festa sensacional, entre tantos outros desejos, pode ser realizado sem que seja necessário recorrer a empréstimos ou a financiamentos, utilizar o cartão de crédito e/ou pagar parcelas a perder de vista. Viver um degrau abaixo significa manter um estilo de vida mais simples, economizando não para gastar mais, mas para fazer o dinheiro render e dar o suporte fundamental para realizar sonhos e objetivos de vida.

Mas nada disso acontece da noite pro dia e muito menos sem planejamento financeiro.

Planejamento financeiro não é camisa de força, mas asas

Quando você olha para sua renda (salário, pro-labore, comissões etc.) considere sempre o líquido que recebe. Não faz sentido considerar que ganha R$ 5.000 mas, depois dos descontos, esse valor se transforma em R$ 4.200, por exemplo. Faça contas, conheça seus hábitos financeiros, saiba para onde vai o seu dinheiro. Você pode utilizar uma planilha de Excel, folhas de papel, um caderno, um livro-caixa, um aplicativo, enfim, qualquer ferramenta que te ajude a ver sua realidade financeira sem maquiagem, pois os números não mentem. Faça seu orçamento de forma detalhada, sem deixar nada para trás, pois somente sabendo quais são seus ganhos e seus gastos é possível ajustar, cortar, economizar, mudar sua história. Ter o orçamento mensal bem feito é o primeiro passo  para conquistar uma vida financeira equilibrada.

Planejamento financeiro não é camisa de força, mas asas para você voar cada vez mais alto, para ir cada vez mais longe, pois sem controle financeiro e sem definição de objetivos de vida a curto, médio e longo prazos você ficará no mesmo lugar, possivelmente vivendo para pagar contas mês a mês, no limite e sem vislumbrar uma maneira de sair dessa situação por não conseguir fazer as mudanças necessárias para mudar essa realidade.

Depois dos ajustes, vem a economia, a capacidade de poupar e, por consequência, a de investir.

Esqueça essa história de que só quem é rico consegue investir

Hoje, há muitas opções de investimentos para perfis e bolsos diferentes e não há mais desculpa para quem quer investir sabendo onde está e aonde quer chegar para ter presente e futuro com mais tranquilidade e mais segurança. Não são apenas “ricos” que conseguem investir, mesmo porque apenas o fato de uma pessoa ganhar mais dinheiro que outras não significa que ela saiba cuidar dele, fazê-lo crescer fazendo escolhas inteligentes.

Adquira conhecimento, faça cursos (como o que ofereço e que em breve estará disponível on-line), busque aprender cada vez mais sobre finanças pessoais, mercado financeiro e investimentos. Se não conseguir sozinho(a), contrate um(a) bom(a) profissional para te acompanhar nessa caminhada rumo à conquista de sua independência financeira. Mude sua história hoje, sem perda de tempo. E o que é muito importante: você não precisa deixar de viver o presente com qualidade para construir um patrimônio financeiro que te garanta um futuro mais tranquilo; o planejamento vai te ajudar muito nesse processo.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

Escrito por Amandina Morbeck | Foto: Karolina Grabowska/Pexels

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.


Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário