Liquidez diária no Tesouro Direto: dinheiro na conta no mesmo dia

A liquidez diária no Tesouro Direto, que começou a valer nesta data, 13/9/2021, é uma ótima notícia para investidores. Agora, é D+0, isto é, não tem mais espera para que o dinheiro caia na conta. Mas atenção: isso só vale para as solicitações feitas até as 13h em dias úteis. Após esse horário ou se o pedido for feito em fim de semana ou feriado o montante será creditado no próximo dia útil.

Outro ponto a ser observado é a disponibilidade para operações, ou seja, se as operações com títulos do Tesouro estiverem em processo de reprecificação – o que ocorre quando há forte volatilidade no mercado – a liquidação no mesmo dia será suspensa e ocorrerá no dia útil seguinte.

O objetivo da mudança é trazer mais agilidade e eficiência para esses títulos, afirma Vinicius Brancher, superintendente de Relacionamento com Pessoa Física da B3 (a Bolsa de Valores brasileira): “A B3 e o Tesouro Nacional estão sempre em busca da melhoria constante, e com base na escuta das necessidades do mercado conseguimos fazer a redução do prazo de liquidação do Tesouro Direto, abrindo novos horizontes para as estratégias de alocação de recursos dos investidores de forma alinhada às expectativas do mercado como um todo”.

Paulo Marques, gerente de Relacionamento Institucional do Tesouro Nacional, reforça esse novo alinhamento: “Diante de todas as melhorias do programa nos últimos anos, a liquidação dos resgates antecipados em D+0 é uma opção a mais para os investidores que buscam praticidade na gestão de seus ativos. A mudança está em linha com o propósito do programa de facilitar a experiência dos investidores e representa mais um passo importante para este objetivo que o Tesouro persegue constantemente”.

O que é o Tesouro Direto

Lançado em 2002, é um Programa do Tesouro Nacional, desenvolvido em parceria com a B3, que disponibiliza títulos públicos federais para pessoas físicas, que podem adquiri-los de forma 100% online. Seu objetivo é democratizar o acesso a esses papéis, permitindo aplicações a partir de pouco mais de R$ 30,00 (valor nesta data); hoje, conta com mais de mais de 1,6 milhão de investidores.

Na lista de produtos (veja aqui), o investidor encontra opções com diferentes a) tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia – Selic), b) prazos de vencimento e c) fluxos de remuneração. Para completar, há também os de liquidez diária (Tesouro Selic), ótimos para a formação da reserva de emergência.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

Escrito por Amandina Morbeck

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário