Não basta poupar, é preciso saber investir

Quando dizemos que não basta poupar, mas que é preciso saber investir, isso não significa desmerecimento em relação a quem consegue “fazer sobrar” uma parte dos ganhos mensais. A questão é que não basta passar sem dívidas de um mês para o outro ou guardar determinada quantia sem objetivos claros, sem sabermos exatamente por que estamos fazendo aquilo.

O dinheiro precisa “render”, ou seja, precisa trabalhar para nós. E isso acontece quando: a) planejamos, reprogramamos nossa forma de consumo e nos livramos das dívidas, ainda que sejam necessários alguns meses para nos equilibrarmos financeiramente; b) aprendemos os caminhos para investir uma porcentagem do ganho mensal em prol de objetivos com metas ao longo do caminho; c) buscamos conhecimento sobre as opções no mercado financeiro para fazermos escolhas mais acertadas – assim, os investimentos podem começar a fazer diferença no presente e para o futuro. No Curso sobre Finanças Pessoais e Planejamento Financeiro trato sobre esses itens e muito mais.

Olhar para a planilha mensal de gastos e não fazer os ajustes necessários não faz sentido, ao passo que o corte de pequenas despesas – algumas vezes, diárias* – podem resultar numa economia que gera rendimentos dentro de um período de tempo estabelecido (veja aqui).

*Leia a história de Nilo Veloso, aposentado cearense que consegue economizar mais de R$ 5.000,00 anuais há anos. Não faço julgamento de valor sobre a maneira como ele guarda o dinheiro, deixando-o sem rendimento por tantos meses, nem sobre o fato de ele gastar tudo o que economiza. O que quero ilustrar aqui é como pequenos ajustes podem fazer diferença no curto, no médio e principalmente no longo prazo.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

(Escrito por Amandina Morbeck)

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário