Não são apenas os endividados que precisam de planejamento financeiro

Muitas vezes, ouço o comentário de que são apenas os endividados que precisam de planejamento financeiro – ou os inadimplentes. Quem diz isso acredita que quem não tem dívidas não tem por que se preocupar. Mas isso está bem longe de ser verdade. Ainda mais quando grande parcela da população utiliza cheque especial e cartão de crédito como se fossem recursos próprios e acham que é algo normal. Com ou sem dívida, controle e planejamento financeiros deveriam nos acompanhar desde o berçário. (rs)

O que significa “endividamento”?

Significa comprar e realizar o pagamento daquele produto, bem ou serviço em data futura, assumindo esse compromisso por não ter recursos financeiros para quitação naquele momento (no ato) ou por não querer utilizar recursos para isso.

Em outras palavras, é dever dinheiro a alguém, a um comércio e/ou a uma instituição financeira, bem como utilizar recursos que não são próprios – por determinado período ou constantemente – para complementar o pagamento de obrigações assumidas (que podem ser mensais ou não). Nessa categoria estão compras a prazo (carnês ou débito em conta), compras à vista ou a prazo no cartão de crédito, utilização de cheque especial, empréstimos e financiamentos.

Endividar-se mostra que uma pessoa está vivendo acima de suas possibilidades, comprometendo seu ganho futuro em virtude de compromissos assumidos no passado e no presente. Assim, mesmo quem consegue pagar todas as contas mensalmente sem “passar sufoco”, com ou sem alguma sobra, não está em situação confortável financeiramente.

Você pode perguntar: financiamento imobiliário também se encaixa nessa definição? Com certeza. Porque é bem diferente de um aluguel, que numa situação de aperto você pode se livrar dele devolvendo o imóvel ao proprietário e mudando para um outro menor e mais barato ou mesmo pedir ajuda para ficar por um tempo na casa de familiares ou de amigos. Com financiamento imobiliário, se você não pagar as prestações você corre o risco de perder o imóvel e tudo o que foi pago anteriormente. Portanto, é uma dívida que pode ser cobrada judicialmente e com a qual o comprador, em geral, fica comprometido por anos e anos e anos.

Claro que quando uma pessoa já tem sua reserva de emergência, parte desse montante poderá ser utilizado em situações inesperadas e pode amenizar um problema como esse descrito acima, mas nem por isso o aspecto do endividamento deixa de existir em qualquer tipo de financiamento ou de empréstimo assumido.

–> No Instagram, assista ao vídeo no qual falo sobre endividamento x inadimplência – clique aqui e também sobre a importância de evitar endividamento – clique aqui.

Fechar o mês no azul ou empatado, mas sem investimento, não é bom sinal

Ganhos menos gastos = zero ou ganhos menos gastos = pequena sobra não quer dizer muita coisa. Quem realmente tem um bom planejamento financeiro certamente fechará o mês no zero, sem dívidas e com uma parcela dos ganhos investida conforme o planejamento financeiro estabelecido de forma independente ou com a ajuda de um(a) planejador(a) financeiro(a).

Uma pessoa pode receber o salário ou outra forma de remuneração e não ter tantas contas a pagar, fazendo com que a sobra no final seja considerável. Se ela não souber investir com propósito e não fizer isso de forma consistente, é como estar num barco com tudo o que precisa para navegar de forma segura de um ponto a outro, mas que pode acabar à deriva ou tomando uma direção oposta ao que gostaria por não saber usar o que tem à disposição.

Quando as finanças pessoais estão sob controle graças a um bom planejamento financeiro, o saldo final mensal será de zero porque despesas, planos, sonhos e investimentos estarão contemplados. O propósito final é levar o investidor a conquistar a tão sonhada independência financeira no futuro, sem prejudicar o bem viver do presente.

Por isso, olhe bem para seus ganhos e para seus gastos e faça os ajustes necessários para se tornar investidor(a) com objetivos e metas definidos para curto, médio e longo prazos. Conquiste sua liberdade financeira investindo de forma persistente e descubra como viver sem estresse financeiro não tem preço.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

(Escrito por Amandina Morbeck)

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário