O que é o mercado de capitais

O mercado financeiro é segmentado em quatro categorias, sendo o mercado de capitais uma delas. Quando lidamos com nossas finanças – sejam elas relacionadas ao ambiente empresarial ou pessoal, é muito importante termos familiaridade com determinados termos e seus significados, pois de uma forma ou de outra somos afetados por tudo o que envolve dinheiro, economia e mercado.

Segmentação do mercado financeiro (movimentação de dinheiro)

Fazem parte desse universo:

1. mercado cambial –> negociação ou troca de moedas estrangeiras, principalmente o dólar americano (US$), por moeda nacional e vice-versa. Importante na balança de pagamentos e nas operações de importação e exportação de produtos (comércio exterior);

2. mercado monetário –> regula a quantidade de dinheiro em circulação, em papel ou em forma escritural, controlando a liquidez bancária. Tem regras específicas sob a batuta do Banco Central (BC) e é composto por bancos comerciais, cooperativas e financeiras de crédito que atuam também no mercado de capitais para realização de operações com liquidez. É nesse mercado que acontecem as transferências de capital entre instituições financeiras e o BC;

3. mercado de crédito –> onde acontecem as operações de crédito (rural, direto ao consumidor, rotativo, contas garantidas, financiamentos de veículos, de máquinas e de imóveis, cheque especial, arrendamento mercantil ou leasing, empréstimos, capital de giro etc.);

4. mercado de capitais –> foco deste post, é um sistema de distribuição de valores mobiliários que engloba grandes empresas e proporciona liquidez aos títulos que elas emitem, viabilizando o processo de capitalização. Nesse mercado, a moeda de troca são os juros, que são a remuneração do capital.

Detalhando o mercado de capitais

As grandes empresas com capital aberto na Bolsa de Valores (sociedade anônima ou simplesmente S.A.) emitem valores mobiliários para alavancar seus negócios. Com isso, aumentam seu capital para expansão, para realização de obras ou para saldar obrigações. Nesse mercado acontecem a compra e a venda de ações, de títulos e de valores mobiliários entre empresas e investidores pessoa física ou jurídica com intermediação de instituições financeiras e corretoras integrantes do sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários (DTVM) e autorizadas a operarem no Sistema Financeiro Nacional (SFN).

O propósito é proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. O órgão que controla seu funcionamento com regras e fiscalização é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os principais títulos negociados nesse mercado são as ações (pequenas porções das empresas das quais o investidor, ao comprá-las, torna-se sócio) e debêntures, que são títulos da dívida das empresas que as emitem. A negociação desses títulos favorece a circulação de dinheiro e promove o desenvolvimento da economia.

Não existe economia desenvolvida sem grandes empresas de capital aberto – e estas passam pela Bolsa de Valores.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

Escrito por Amandina Morbeck | Foto: Reprodução

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário