Cursos sobre ativos em renda variável – ações e fundos de investimento imobiliário

Neste post, volto a te convidar para, neste novo ano, investir em aprendizado, em conhecimento relacionado a finanças pessoais e, por consequência, a investimentos. Incrivelmente, desde que começamos a falar sobre 2020, no começo de dezembro passado, e as intenções para o novo ano começaram a ser – mais uma vez – colocadas para fora, não encontrei um(a) conhecido(a), um(a) parente ou um(a) amigo(a) que tenha comentado sobre poupar e investir. O que mais ouvi foi “dei/vou dar de presente”, “comprei/vou comprar para mim ou para minha casa”, “essa e aquela empresa vai dar descontos incríveis no começo do ano”, “tal coisa dividi em xis parcelas” etc. No meu círculo, ninguém falando sobre cuidar melhor do seu suado dinheirinho.
“Mas você só quer falar sobre dinheiro, Aman?”, você pode querer me perguntar. (rs) A resposta é não. Mas uma vez que a maioria das pessoas nas rodas de amigos ou nas conversas sociais fala sobre comprar/gastar/parcelar no cartão de crédito/usar cheque especial/fazer financiamento, seria maravilhoso também ter a oportunidade de conversar sobre poupar/investir/evitar endividamento/ter conhecimento sobre finanças. Só que é muito engraçado: quando o assunto é “gastar”, todos se animam a falar e a participar; quando entro com o “poupar”, aí sou a chata e o assunto morre. (rs rs rs) Os grandes e os pequenos prazeres diários são bem-vindos e certamente merecem ser vividos, mas sem deixar de lado o que pode fazer parte do futuro (imprevistos, viagens, reforma da casa, educação, saúde, envelhecimento, aposentadoria, morte e sucessão).

O que parece despertar interesse quando o assunto é dinheiro

Infelizmente, porém, parece que para grande parte das pessoas o interesse pelo assunto “dinheiro” só é despertado quando ele falta ou há promessas de fazê-lo triplicar num passe de mágica ou ser remunerado com taxas absolutamente irreais, como acontece com as famigeradas pirâmides financeiras – em que os “incríveis investidores” utilizam de ostentação (carrões, mansões, iates etc.) para chamar a atenção e despertar a ganância em quem não tem conhecimento sobre finanças e sobre mercado financeiro e acha que pode enriquecer em pouco tempo.
Fazer o dinheiro crescer de forma real e consistente é um processo lento e o(s) investimento(s) deve(m) ser constante(s), assim como o aprendizado nessa área. Se você não quer contratar um assessor financeiro ou consultar um planejador financeiro para te ajudar, preferindo trilhar o caminho do seu enriquecimento e da formação do seu patrimônio sozinho(a), sugiro que busque por muito, muito, mas muito conhecimento mesmo em todas as fontes confiáveis possíveis.

Postei anteriormente sobre cursos gratuitos (e alguns pagos) em finanças pessoais na esperança de despertar ainda mais o interesse de quem busca informações nessa área. Com a renda fixa sendo “massacrada” por causa de seu baixo rendimento (mas quero lembrar – de novo e sendo até “cansativinha” por causa disso (rs rs rs) – que papéis nessa categoria são importantes para a formação da reserva de emergência, bem como para investidores com perfil conservador) e a exaltação exagerada dos papéis em renda variável, pode ser que você esteja perdido(a) e confuso(a), sem saber o que fazer com o dinheiro que tem ou que pretende ter.

“Estão falando por aí” que o negócio agora é comprar ações. Compro ações? Que ações? Como analisar uma empresa? E se eu perder tudo? “Estão falando por aí” sobre fundos de investimento imobiliário. Compro esses fundos? Mas quais? O que devo saber antes de começar? Como serão os rendimentos? Posso perder tudo de uma hora para outra? Aguento ou não aguento o tranco com os altos e baixos do mercado financeiro? Qual a porcentagem para começar? Será que o melhor é ouvir o gerente do banco? Devo deixar o dinheiro na caderneta de poupança? É mesmo verdade que a inflação corrói meu poder de compra? O que devo saber para me proteger?

Busque por conhecimento

Assim, para te ajudar a dar os primeiros passos no universo da renda variável, veja abaixo os cursos que recomendo. São pagos? Sim, mas valem cada centavo. Eles te tornarão especialista no assunto? Não, mas você terá a oportunidade de aprender com quem é especialista de fato, com quem tem experiência de anos e anos e que te ajudará a compreender o mercado de ações e de fundos imobiliários para você ter mais segurança.
Sabe aquele ditado de que o pior cego é aquele que não quer ver? Pois é. Se não reconhecermos nossa ignorância e despertarmos a humildade necessária para aprendermos com quem pode nos ensinar, será muito difícil irmos mais longe em qualquer área da vida. Lembrando que pagar por conhecimento é uma forma de investimento também e aproveitar o conhecimento de uma pessoa séria e responsável que caminhou antes de nós nos ajuda a ganhar tempo e a focar no que é realmente mais importante, evitando erros e cabeçadas.
Graças a educadores como esses que recomendo é que posso afirmar que minha vida financeira é muito, mas muito melhor do que há poucos anos. E eles continuam me ajudando com seu conhecimento compartilhado diária e gratuitamente em canais no YouTube e em outras mídias sociais (siga-os também). E vamos aos cursos:
1- “Sociedade Anônima da Riqueza” – Bea Aguillar – https://lp.infomoney.com.br/sociedade-anonima-riqueza_lista-vip
2- “Investindo em Fundos Imobiliários” – Marcos Baroni – https://lp.sunoresearch.com.br/curso-online-investindo-em-fundos-imobiliarios-2-2/
3- “Viva de Renda com Fundos Imobiliários” – Arthur Vieira de Moraes https://cursos.infomoney.com.br/viva-renda-fundos-imobiliarios

Vamos lá, não perca tempo! Cuide bem de suas finanças para alcançar presente e futuro cada vez melhores.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

Escrito por Amandina Morbeck | Foto: Pixabay/Pexels

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário