Por que ganhos extras não resolvem problemas financeiros

Até o fim deste mês milhões de trabalhadores brasileiros receberão a primeira parcela do 13º salário, mas por que ganhos extras geralmente não resolvem ou pelo menos aliviam os problemas financeiros da maioria das pessoas? Isso sem falar sobre a importância de pelo menos 10% para investir.

Considerando que a porcentagem de endividados no Brasil ultrapassa 60%, o que geralmente acontece é que o valor recebido será utilizado para correr atrás do prejuízo, ou seja, para tapar um pouco do buraco. E como se a lição durante o ano não tivesse sido suficiente, as pessoas voltam a fazer novas dívidas porque… “Afinal, é fim de ano, né? Tem Natal, os presentes, a ceia e o réveillon”.

-> Se preferir, ouça o conteúdo deste post em nosso podcast – escolha uma das opções: Spotify | Anchor FM <-

Pois é, mas a questão é que a roda das contas para pagar não para de girar. Então, soma-se o que foi gasto com as festas e os presentes à lista das despesas recorrentes em janeiro e em fevereiro (IPVA, DPVAT, material escolar, uniforme, IPTU, conselhos profissionais, renovação de matrícula etc.) que, por sua vez, precisam ser acrescentadas ao rombo que já estava acumulado ao longo do ano e que o 13º salário provavelmente não conseguiu cobrir.

É uma loucura viver assim, não é mesmo? Mas por que será que isso se repete ano após ano após ano após ano na vida de tanta gente, talvez até na sua, que lê este post? Não seria o caso de rever os hábitos e as escolhas? Afinal, nenhum cartão de crédito, por exemplo, sai sozinho da carteira ou da bolsa de alguém para fazer compras, para fazer dívidas.

Já vivi de salário em salário também – e com dívidas

Já faz muitos anos que trabalho como autônoma – sem 13º salário, bônus, participação nos lucros e 1/3 de férias. Mas independentemente da fonte dos meus rendimentos, vivi por bastante tempo correndo atrás para pagar contas e dívidas contraídas antes mesmo de ter dinheiro em mãos. Além disso, tinha zero de reserva de emergência – que é o primeiro passo quando estabelecemos nosso planejamento financeiro (acesse o post O que é reserva de emergência em finanças pessoais).

E como imprevistos acontecem na vida de qualquer pessoa, na minha era sempre um estresse e uma dívida a mais quando tinha de lidar com um, pois como não tinha de onde sacar para cobrir qualquer despesa extra, já que vivia no limite, recorria ao cheque especial, a empréstimos e já parcelei até o rotativo do cartão de crédito – que é uma paulada de juros.

Felizmente, aprendi que essa não é uma maneira saudável de viver e, ao longo do meu aprendizado no mundo das finanças pessoais e do planejamento financeiro, fui mudando minha realidade e vi quão benéfico é viver com mais tranquilidade.

Por isso, convido você a refletir sobre suas escolhas para que não fique sonhando com ganhos extras que, sem controle e sem comprometimento, representarão bem pouco para sua tranquilidade em relação a suas finanças pessoais.

Ainda não alcancei minha independência financeira

Minha caminhada continua, pois embora eu já tenha galgado alguns degraus na construção do meu patrimônio, minha independência financeira ainda é um projeto a ser alcançado no futuro. Se você ainda não sabe o que isso significa, leia o post O que é independência financeira.

Na verdade, essa deveria ser sua meta também, de enriquecer ao longo do tempo com objetivos e metas bem definidos. E aí, os ganhos extras deixariam de ser esperados apenas para amenizar seu rombo financeiro. Eles continuariam sendo bem-vindos, mas para aumentar seu investimento em prol de presente e futuro bem melhores.

Se você gostaria de descobrir como ser autossuficiente para cuidar de suas finanças com direcionamento e com conhecimento para elaborar seu orçamento e seu planejamento para investimentos de curto, médio e longo prazos, considere fazer nosso Curso sobre Finanças Pessoais e Planejamento Financeiro –  um programa incrível que elaborei com o propósito de ajudar outras pessoas a partir da minha caminhada e dos resultados positivos que todas as mudanças trouxeram à minha vida. Seu conteúdo é transformador e imagino como minha vida teria sido diferente se eu tivesse encontrado algo assim uns bons anos antes.

(Acesse aqui a lista com todos os posts publicados no blog do Você e seu Dinheiro.)

(Escrito por Amandina Morbeck)

Siga o Você e seu Dinheiro no Instagram – @voceeseudinheiro

Acompanhe nossas publicações sobre dinheiro, mercado financeiro, investimentos, planejamento financeiro e finanças pessoais. Te espero lá.

Informe seu e-mail abaixo, clique em “Enviar” e receba os links dos novos posts diretamente em sua caixa postal.

    E-mail (*)

    Comentários via Facebook


    Deixe um comentário